quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Haddad aproveita interrupção do Nova Luz pela Justiça para repensar projeto



Caros parceiros e parceiras,
O prefeito Fernando Haddad já começa a dizer o que pensa sobre o nova Luz e como entende o projeto daqui pra frente. 
Veja a matéria a seguir:
Prefeito de São Paulo diz que nunca viu com bons olhos um dos principais itens do projeto, o que dava à iniciativa privada a decisão de definir uso dos imóveis desapropriados pelo poder público


Publicado em 23/01/2013, 19:00

Última atualização às 19:49



Haddad, que hoje esteve em um CEU na zona sul, entende que os moradores devem reocupar o centro (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress)

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou hoje (23) que vai transformar a decisão da Justiça determinando a interrupção do plano de reurbanização do bairro da Luz, conhecido como Nova Luz, em uma oportunidade para repensar o projeto com uma nova perspectiva, a de reocupar a região central da cidade, prioritariamente com moradias.
“Não tomei conhecimento da decisão da Justiça, mas alguns aspectos do projeto me preocupavam. Por exemplo, delegar ao agente privado a decisão a respeito dos bens a serem desapropriados. Eu nunca vi com bons olhos esta delegação no espaço urbano”, disse.
O projeto Nova Luz foi criado na gestão do tucano José Serra (2005-2006) e acabou por se tornar uma bandeira de seu sucessor, o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). Ele previa a requalificação de cerca de 48 quarteirões na região da Estação da Luz por meio de “concessão urbanística” e dava poder à iniciativa privada para decidir sobre o uso dos imóveis que seriam desapropriados pelo poder público. A Justiça alegou que não houve participação popular na elaboração do projeto.
A proposta de Haddad para a região central da cidade é promover a reocupação com moradores. O prefeito firmou ontem uma parceria com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para desenvolver projetos de habitação no centro.
Segundo ele, foram mapeados projetos para a construção de 28 mil moradias na região central da cidade. “Nós queremos que os moradores de São Paulo reocupem o centro, na condição de moradores, não somente na condição de trabalhadores. Para cada morador, há mais de cinco pessoas que trabalham no centro”, disse.
Para a presidente da Associação Amo a Luz, Paula Ribas, moradora na região há mais de 30 anos, a decisão de Haddad de abandonar o projeto feito nas administrações anteriores é uma ótima notícia. A associação foi a autora da ação civil pública que resultou na interrupção do projeto. “Nós tivemos uma reunião com o secretário Fernando de Melo Franco, do Desenvolvimento Urbano, na última semana de dezembro, e o abandono do projeto já parecia ser uma diretriz do novo governo”, disse.
Ela disse que a proposta de promover a reocupação do centro com base em habitações é boa, mas a prefeitura também deve requalificar a região e contemplar a área comercial e resolver os problemas sociais que atingem a região, como a grande ocorrência de moradores de rua e usuários de crack.


Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2013/01/haddad-aproveita-interrupcao-do-nova-luz-pela-justica-em-oportunidade-para-repensar-projeto-de-serra-e-kassab

0 comentários:

Postar um comentário

O blog Apropriação da Luz é a oportunidade de você ver e saber como os moradores e comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz pensam sobre o projeto Nova Luz. Veja conteúdo produzido por moradores da região e saiba o ponto de vista de quem passa pelos impactos sociais do projeto. Pois, ver por dentro é ver de perto. Grata por seu interesse!

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates